ELEIÇÃO 2018 INFORMAÇÕES ÚTEIS

→ Eleição: Voto Nulo

Rate this post

Voto nulo?

Com a proximidade das eleições, muita gente começa a pensar em escolher a opção de votar nulo, principalmente diante de alguns desdobramentos políticos atuais, porém, na hora do voto na urna eletrônica, não existe nenhum botão para escolher o voto nulo. Muitas pessoas têm dúvidas sobre isso, e esse artigo vai esclarecer como votar nulo.

voto nulo

Como Votar Nulo?

O eleitor que quer votar nulo precisa votar em um número de candidato que não exista, apenas isso. Assim, seu voto é computado como um “Número Errado – Voto Nulo”, e não conta na média geral das eleições.

O que a maioria das pessoas não sabe é que o voto nulo é considerado voto inválido nas eleições e passa a não ser contabilizado na média dos votos que são válidos

Voto nulo normalmente significa insatisfação do eleitor, pois esse opta por não escolher nenhum candidato ou partido para sua opção de voto, optando por preferir não escolher ninguém a ter que escolher partido ou candidato.

O voto nulo não consegue anular uma eleição

Existe um mito de que mais do que 50% dos votos de uma eleição forem anulados, a eleição também é anulada, porém é apenas mito mesmo, a eleição continua valendo. Fonte: TSE

Saiba a principal consequência de votar nulo

O voto nulo pode interferir diretamente no candidato mais votado, pois os votos nulos não são anulados mas sim somados ao candidato mais votado, sendo assim, o candidato que tem mais votos consegue ficar mais perto de vencer o primeiro turno das eleições.

Muitas vezes as pessoas anulam o voto, acreditando que dessa maneira estarão evitando que determinado candidato que potencialmente tenha mais chances de ganhar, seja prejudicado, mas na verdade, ela estará apenas ajudando ele a se eleger ainda no primeiro turno.

Saiba qual a diferença entre voto nulo e voto anulado

A anulação do voto ocorre quando é constatado alguma irregularidade ou no caso de uma fraude.

O voto nulo é o voto de quem prefere não escolher nenhum partido ou candidato para votar.

Porém, como já dito anteriormente, na verdade o voto apenas deixa de ser computado.

O que é o voto em branco e qual é a diferença do voto em branco para o nulo?

Voto em branco é quando o eleitor escolhe não eleger ninguém, sendo assim, seu voto é realmente branco e não entra para a contagem de resultado das eleições. O voto nulo é considerado o voto de protesto, escolhendo um número que não existe.

Na contagem de votos, tanto os votos brancos como nulos são considerados como votos inválidos, não entrando na contagem oficial dos votos. Na prática, não existe diferença nenhuma entre voto branco ou nulo.

O voto em branco é como se o eleitor tivesse assinado voto a nenhum candidato, sendo assim, o mesmo vota entretanto não elege nenhum dos candidatos das eleições.

Vale a pena o voto nulo?

Se você realmente estiver indeciso sobre quem é o melhor candidato para assumir um cargo político, anular o voto pode ser sua única saída.

Porém, pense bem, é o futuro do país que está em jogo.

Pode ser útil para você:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.