ELEIÇÃO 2018 INFORMAÇÕES ÚTEIS

→Eleição: Como Funciona o Segundo Turno das Eleições

Rate this post

Segundo Turno das Eleições 2018

O Segundo Turno nas Eleições existe apenas para cargos do poder executivo, como presidente, governadores e prefeitos, que estão no sistema de eleição majoritária. Os cargos para deputados federais, estaduais, senadores e vereadores não participam por serem do sistema proporcional de votos.

segundo turno eleições 2018

Como funcionará o Segundo Turno nas Eleições 2018

O segundo turno das eleições está abordado na Constituição Federal do Brasil de 1988, nos artigos 28, 29 e 77. Os textos dizem que caso nenhum candidato alcance a maioria absoluta dos votos no primeiro turno, após 20 dias deverá ocorrer o segundo turno.

No primeiro turno podem participar quantos candidatos quiserem, desde que cumpram as regras de filiação, da Lei da Ficha Limpa, de idade, entre outros requisitos. No segundo, apenas os dois candidatos mais votados no primeiro turno irão disputar o cargo político.

Quando ocorre o segundo turno?

O segundo turno das Eleições só ocorre se nenhum dos candidatos concorrentes conseguir a maioria absoluta dos votos válidos. O primeiro turno é a etapa principal do processo.

Os votos contados para que aconteça um segundo turno do processo eleitoral são apenas os votos válidos, ou seja, os votos nulos e brancos não contam.

Um dos concorrentes precisa atingir 50% mais um dos votos válidos para não haver o segunda etapa eleitoral.

No segundo turno vence o candidato que obter o maior número de votos válidos na contagem.

Caso um dos concorrentes venha a falecer, desista ou seja impedido de concorrer por algum pedido da justiça, o próximo mais votado do primeiro turno será convocado para disputar a segunda etapa eleitoral.

Caso o próximo mais votado no Primeiro Turno esteja empatado com outro candidato, será chamado o mais idoso.

Qual a data prevista para o Segundo Turno das Eleições 2018?

Dia 7 de outubro de 2018 ocorrerá o primeiro turno das Eleições 2018 no Brasil e no dia 28 de outubro de 2018, caso seja necessário para presidente e/ou governadores, será a data das eleições para o segundo turno.

O horário para a votação em ambos os turnos começa as 08:00 (Oito horas) e vai até as 17:00 (Dezessete Horas).

Compartilhe essa informação para que mais pessoas possam conhecer os dias e horários corretos para a votação. O não comparecimento para a votação ou para a justificar o voto pode acarretar uma série de problemas futuros.

Não deixe para esclarecer suas dúvidas na última hora.

Pode ser útil para você:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.